top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruno Peruzzi

NOSSO 1º PROJETO VIA LEI DE INCENTIVO (PROAC ICMS 2017)

Atualizado: 15 de jun. de 2020


No ano de 2017 tivemos diversas surpresas e novidades boas para a companhia MB Circo, um ano que conseguimos espalhar risadas, carinho e afeto pelo estado de São Paulo e algumas cidades da Argentina... Porém da Argentina teremos um outro post sobre isso...


Tudo começou com uma equipe curiosa querendo participar de projetos culturais, estudamos, pensamos, lemos e enfim escrevemos nosso primeiro projeto no PROAC ICMS, e olha que coisa, não é que deu certo?.... O Projeto foi aprovado (depois de algumas idas e vindas relacionada a planilha, objetivo, entro outros) e publicado no diário oficial.

Legal, e aí?


Uhuuulllll.... Projeto aprovado e lá vamos nós, bater de porta em porta apresentar o projeto para possíveis empresas patrocinadoras, e o resultado de tudo isso não foi muito bom, não conseguimos nem 1 real, hehe....


Nesse mesmo ano concomitantemente uma companhia parceira nossa (Cia Corpo Mágico, dois lindos e maravilhosos, Dani e Fausto), estava com circulando o espetáculo “Melodias de um Sonho” via uma produtora cultural, nosso anjinho da guarda, heehe... E pedimos o contato para apresentar nosso projeto sem compromisso.... Silvia Track, uma pessoa incrível, super profissional e com um ótimo coração. Conversamos ela falou que ficaria com o nosso projeto e se surgir a oportunidade ela apresentaria para as empresas que ela já prestava esse tipo de serviço.


No final de 2016 já estávamos dando como acabado o projeto por não conseguirmos captar, até que.... Silvia manda uma mensagem que uma empresa faria um aporte para nosso projeto, até então não sabíamos o valor do aporte... Passa algum tempo recebo a informação do Banco que tivemos um aporte de 85% do projeto, 85%, 85%, uauuuuuuuuuu..... Confesso que esse dia foi aqueles que saímos correndo pela casa gritando, pulando na cama, muito felizes....


Após o aporte, fizemos uma reunião descontraída e divertido com o patrocinador, que no caso foi o mesmo que patrocinou o espetáculo Melodias de um Sonho da Companhia Corpo Mágico, e saímos da reunião com datas pre-estipuladas e assim demos inicio a nossa circulação do espetáculo MalabaRindo.


Durante esse processo tivemos diversos parceiros em conjunto conosco para ser um sucesso, entre eles:


  • Geisa Helena (Trupe Koskovisck) – Fez uma direção de algumas cenas, e deu uma outra cara para o espetáculo.

  • Eduardo Salzane (Cia Laska) – Nosso vovozinho, pra quem não conhece, não sabe o que está perdendo, um ser humano incrível iluminado e de uma capacidade enorme, ele esteve com a gente operando o som, além da logística, montagem e amizade.

  • Vinicius Mena (Magic Photograpich) – O responsável em registar e eternizar todos os momentos que tivemos (No nosso instagram tem todo material e 12 vídeos dessa circulação).

  • Danieli Maimoni (Polenta) – Digamos que sem ela nada disso seria possível, sócia criadora da MB Circo e palhaça do espetáculo MalabaRindo;

  • Pamela Peruzzi – Nossa produtora burocrática que resolveu todos nosso problemas além de fazer a inscrição, orientar parte financeira, logística, alimentação, digamos que uma faz tudo.

  • E eu, (Bruno Peruzzi) – sócio criador junto com Danieli Maimoni, palhaço do espetáculo MalabaRind;

Dentre esse projeto tivemos os seguintes resultados:

  • 4 Cidades: Santos, Guarulhos, Taubaté e Cubatão;

  • 34 Apresentações;

  • 3 Meses de veiculação de assessoria de imprensa com mais de 20 publicações entre jornal, revista, mídia virtual;

  • + de 8000 mil espectadores;

O projeto foi incrível e de uma dimensão gigantesca, faltam palavras para expressar todos os sentimentos envolvidos, o aprendizado, a parceria, o amor a risada, foi demais.... Faltam palavras, porém temos os videos que estará no nosso IGTV do Instagram, convido todos os leitores a dar uma passadinha e se divertir com a obra prima de Vininius Mena.

Ah, aproveite e siga no instagram:

@ciacorpomágico

@trackcomunicacao

@magicphotograph_

@eduardosalzane

@mbcirco


Obs: Como funciona o Proac ICMS?

O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária. Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais. A fim de garantir uma ampla distribuição dos recursos disponíveis, a legislação do ProAC ICMS estabelece limites máximos de captação para cada tipo de projeto, além de limitar também a quantidade de projetos por proponente. Para as empresas há, ainda, um limite máximo de valor a ser patrocinado, que varia percentualmente segundo o volume de impostos a recolher.

Muito obrigado e até uma próxima....



74 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page